O Projeto Laços da Comunicação é um projeto de interação que será desenvolvido com adolescentes de 12 a 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social na região do bairro Jardim Canguru e adjacências. Para a sua realização será utilizado um instrumento chamado Caderno Interativo, que se trata de um caderno de atividades que preferimos chamar de desafios divertidos. Conterá espaço para que o adolescente relate sobre como se sente, como é a sua família, rotina e relacionamento familiar durante o período de isolamento, bem como no período pós-pandemia.
Noutros termos, o caderno é um canal que liga a equipe institucional aos adolescentes para criar e fortalecer os vínculos entre os mesmos e poder auxiliar e acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. A relevância desse projeto reside no fato de que é necessário acompanhar essa fase da vida na qual a transição da infância para a idade adulta gera alguns enfrentamentos psicológicos como a perda da proteção dos pais, a necessidade de desenvolvimento da autonomia e a construção da sua identidade.
Cabe frisar que a adolescência é um período conturbado no relacionamento entre pais e filhos, pois os adolescentes costumam contestar toda a base educacional que receberam dos pais, e isso exige dos pais paciência e sabedoria, o que na maioria das vezes não acontece. Essa situação é mais complexa quando os pais não estão mais juntos, há relações de violência em casa, situações de dependência química dos genitores, a falta de afeto, e “N” problemas que caracterizam uma família disfuncional e geram consequências na vida das crianças e adolescentes, como: rebeldia, baixa autoestima, sentimentos de culpa, introversão e outros que podem se arrastar à vida adulta como a depressão.